FAIRFIELD, Iowa – 1 de julho de 2024 – Dois pioneiros na certificação de sustentabilidade global, FoodChain ID e ReSeed, anunciam o lançamento de uma nova Metodologia de Carbono do Solo ReSeed, líder do setor, para iniciativas do mercado de carbono. A Metodologia de Carbono do Solo recompensa os agricultores não apenas por manter o carbono orgânico do solo existente construído por meio de práticas agrícolas sustentáveis, mas também pela remoção e armazenamento de emissões adicionais de dióxido de carbono pelos solos. A Metodologia do Carbono do Solo é o primeiro programa no mercado a oferecer esses dois benefícios principais, ao mesmo tempo que torna os mercados voluntários de carbono acessíveis para pequenos e vulneráveis agricultores para escalar iniciativas climáticas agrícolas em todo o mundo.
Após o anúncio da parceria em novembro de 2023, a FoodChain ID e a ReSeed têm procurado aumentar a transparência na medição e verificação das práticas de agricultura regenerativa para a cadeia de abastecimento agroalimentar. Com um padrão de verificação de crédito de carbono no centro da colaboração, ReSeed e FoodChain ID incentivam, medem e verificam o progresso do sequestro e armazenamento de carbono por meio de práticas agrícolas regenerativas.
O Dr. Ruud Overbeek, Vice-Presidente Sénior para o Desenvolvimento Empresarial e Relações Estratégicas da FoodChain ID explica: “A nossa parceria com a ReSeed demonstrou recentemente uma verificação bem sucedida da conservação ao nível das explorações agrícolas para combater a desflorestação da Amazónia. Isto demonstra que as práticas de agricultura sustentável podem não só ser medidas, mas também incentivadas. A acessibilidade ao crédito de carbono está a proporcionar benefícios tangíveis aos agricultores, que necessitam de apoio financeiro para investir em práticas agrícolas sustentáveis”.
A nova metodologia ReSeed Soil Carbon incorpora as mais recentes inovações científicas para a medição do stock de carbono orgânico do solo à escala. De acordo com Vasco van Roosmalen, CEO da ReSeed, “A aplicação da Metodologia será possível através da Plataforma Digital de Impacto Climático da ReSeed e os resultados serão validados e verificados pela FoodChain ID para garantir o rigor científico, consistência e transparência nos métodos de quantificação do projeto, ao mesmo tempo que acomoda a implementação em diversas geografias e operações agrícolas.” A metodologia é comparada com as metodologias de carbono legadas, como a VM0042 da VERRA. Os projetos de carbono do solo serão submetidos a uma verificação anual independente pela FoodChain ID.
A metodologia ReSeed Soil Carbon oferece benefícios únicos aos agricultores e aborda as emissões de gases de efeito estufa, promovendo a saúde do solo como um princípio fundamental. Ao contrário de muitas metodologias existentes no mercado, a metodologia ReSeed Soil Carbon não exclui os agricultores com base no tamanho ou na localização da exploração. Emily Urban Cordeiro, PhD, Diretora Técnica de Sustentabilidade da FoodChain ID e especialista em solos comenta, “Em parceria com a ReSeed, estamos a liderar a inovação do mercado de carbono ao reconhecer a importância dos sistemas agrícolas. A parceria reconhece e recompensa os agricultores pelos seus ativos de carbono existentes, seja em solos ou árvores, bem como pelas suas realizações contínuas de sequestro.”