Article
Laboratory Testing

Análises de pesticidas em produtos cárneos em tempo recorde

Com a FoodChain ID é possível analisar de maneira precisa e 100% confiável a presença de pesticidas em produtos cárneos, independente das exigências e LMR’s estabelecidos por países importadores e mercados específicos. Continue a leitura e descubra porque a FoodChain ID é a escolha certa para análise de pesticidas em alimentos cárneos.

Mercado de proteína animal

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor e o segundo maior exportador de proteína animal do planeta. Somente no ano passado, o país exportou mais de 7,4 milhões de toneladas de carnes bovina, suína e aves, correspondendo a 13,4% do mercado global. Um dos principais fatores para o crescimento é o aumento da demanda dos países asiáticos, como a China.

Em 2020, conforme levantamento realizado pela Embrapa, o rebanho bovino brasileiro foi o maior do mundo, representando 14,3% do rebanho mundial, com 217 milhões de cabeças, seguido pela Índia com 190 milhões de cabeças. Além disso, o Brasil passou a ocupar o primeiro lugar como exportador de carne bovina do mundo, com 2,2 milhões de toneladas e 14,4% do mercado internacional.

Os dados ainda mostram que o país tem o quarto maior rebanho de galináceos do mundo, com 5,6% do total, ou 1,5 bilhão de cabeças. Atrás apenas da China (19,2%), Indonésia (14,7%) e Estados Unidos (7,5%). Entretanto, quando o recorte é apenas sobre produção da carne de frango, o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking mundial, com um volume na casa dos 14 milhões de toneladas, ou 11,8% da produção de todo o mundo.

Somente em 2020, as exportações brasileiras de carne de aves renderam mais de US$ 6,6 bilhões, tornando o Brasil o maior exportador com 4,3 milhões de toneladas exportadas, correspondendo a 20,9% do volume mundial.

Com relação ao mercado suíno, o Brasil alcançou a terceira posição na produção mundial, com 41 milhões de cabeças, ou seja, 4,4% do total. No que se refere às exportações de carne suína, a Alemanha e os Estados Unidos lideraram com participações acima de 15% do total cada um. O Brasil ocupa o 7º lugar, com participação abaixo de 5%.

Por que é preciso verificar a presença de pesticidas em carnes?

É crescente a preocupação de consumidores ao redor do mundo quanto à presença de resíduos de pesticidas em alimentos de origem animal. Com o uso indiscriminado de agrotóxicos, que comprometem a qualidade da água e da alimentação dos animais, somado a medicamentos veterinários, muitas vezes, aplicados para tratamento de ectoparasitas, é cada vez mais comum a presença desses compostos em alimentos.

Mesmo cumprindo com todos os protocolos de manejo, os resíduos de pesticidas são capazes de permanecer nos produtos agrícolas e no meio ambiente em todas as etapas da cadeia alimentar e são, na sua maioria, lipossolúveis, ficando estocados no tecido adiposo dos animais por um processo chamado de bioacumulação. Ou seja, alimentos de origem animal retêm mais agrotóxicos que alimentos de origem vegetal e quanto mais na base da cadeia alimentar o alimento estiver, menos ele vai ter acumulado contaminantes e agrotóxicos.

Por este motivo, é necessário verificar a presença de resíduos de pesticidas em produtos de origem animal para atender às exigências de países e mercados importadores, como: China, Coréia do Sul, Vietnã, União Euroasiática, entre outros.

Por que escolher o Laboratório FoodChain ID?

A melhor forma de garantir a segurança total e verificar a conformidade dos alimentos de origem animal, monitorando os níveis de pesticidas é realizando análises laboratoriais precisas e 100% confiáveis.

Com a FoodChain ID, sua empresa conta com a expertise de quem é referência mundial quando o assunto é precisão, agilidade e transparência em análises de alimentos. Além disso, o Laboratório FoodChain ID, dispõe da melhor e mais sensível tecnologia do mundo para detecção de resíduos de pesticidas, com amplo espectro, que abrange mais de 500 pesticidas e excelente grau de exatidão e rigor para quantificação, de acordo com os LMR’s estabelecidos por legislações de países importadores e mercados específicos. Tudo isso com a garantia de:

# Resultados em Tempo Recorde

A tecnologia de alto desempenho aliada a uma equipe multidisciplinar permitem à FoodChain ID executar os testes de detecção de resíduos de pesticidas no menor prazo de entrega do mercado.

# Relatórios na palma da sua mão

Com nosso aplicativo, você tem acesso aos relatórios de ensaio em português e inglês, de maneira rápida, fácil e segura. E você pode acessar quando e aonde você estiver.

# Mais de 40 anos de Know-How

Com mais de 40 anos de experiência e escritórios em 11 países, a FoodChain ID conta com uma equipe de especialistas altamente qualificada para determinar a presença de substâncias nocivas à saúde humana e animal, nas mais diversas matrizes.

# Melhor custo-benefício do mercado

Nosso time de especialistas estão aptos a orientá-lo a realizar os ensaios de acordo com seu negócio e legislação vigente. Caso você pretende exportar para algum país, nossa equipe multidisciplinar pode customizar as análises para que você atinja seus objetivos mais rapidamente.

Precisa monitorar a presença de pesticidas em seus produtos cárneos? Preencha o formulário que entraremos em contato com você.

Mantenha-se atualizado com nosso boletim informativo

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Artigos interessantes

Article
Laboratory Testing

NDMA e Etanol: O Impacto dos Contaminantes na Qualidade e Conformidade 

Article
Laboratory Testing

A Importância da Análise de Proteínas Alergênicas na Indústria de Laticínios 

Article
Laboratory Testing

Alergênicos Sob Controle: Como Testes de Alta Precisão Protegem Seus Consumidores

Article
Laboratory Testing

Como a Análise de OGM em Soja Garante a Qualidade e Segurança de Alimentos

Article
Laboratory Testing

Análise de Lactose: Tecnologias de Detecção Precisa para Atender a Consumidores Intolerantes

Article
Laboratory Testing

Análise de Pesticidas em Alimentos: Importância, Legislação e Tendências Recentes