Em resposta à proliferação de alegações de produtos alimentares relacionadas com a contribuição para o aquecimento global, a FoodChain ID e o seu parceiro ReSeed oferecem serviços ao abrigo de uma Norma de Verificação de Crédito de Carbono. A Norma de Verificação de Crédito de Carbono foi desenvolvida para aumentar a transparência das medições e a responsabilidade pelo progresso da sustentabilidade e pelas compensações de crédito de carbono na cadeia de abastecimento agroalimentar.
Os agricultores podem combinar o Padrão de Verificação de Crédito de Carbono com outras auditorias em nível de fazenda, como Orgânica (EU, USDA e outros), GLOBALG.A.P., RTRS, Bonsucro ou ProTerra, para aumentar a eficiência da auditoria.
A FoodChain ID, com mais de 25 anos de experiência em certificações globais de sustentabilidade, actua como verificador exclusivo das compensações de créditos de carbono ao abrigo da acreditação ISO 14065. Os peritos técnicos independentes da FoodChain ID efectuam auditorias anuais às práticas agrícolas, acrescentando credibilidade de terceiros à medição do sequestro de carbono no solo.
A ReSeed, com a sua plataforma de transparência de registo digital alimentada por IA, recolhe e processa dados para protocolos de medição de créditos de carbono para permitir a monetização e o incentivo aos agricultores que implementam práticas sustentáveis no campo. A equipa da ReSeed também aproveita os seus conhecimentos jurídicos e técnicos para validar as estimativas de carbono ao abrigo de normas internacionais e prestar assistência técnica no terreno para classificar os agricultores elegíveis com base em normas de sustentabilidade para as actividades agrícolas.