Article
Product Certifications

Treinamento RTRS na FoodChain ID

A FoodChain ID realizou no início de janeiro curso de formação de auditores líderes para Certificação RTRS (da sigla em português, Associação Internacional da Soja Responsável). O curso teve duração de 4,5 dias (de 7 a 11/01) e envolveu participantes da Amaggi, SLC Agrícola e da FoodChain ID.

O objetivo do treinamento foi formar mais auditores da FoodChain ID aptos a realizar auditorias de certificação no Padrão de Produção RTRS, bem como dar a oportunidade a profissionais de outras empresas envolvidas com a certificação e com interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a norma.

O curso incluiu treinamento nos requisitos dos Padrões de Produção e de Cadeia de Custódia RTRS aplicáveis a produtores, bem como nos requisitos de conformidade RTRS EU RED para produtores e módulos adicionais opcionais, como não-Paraquat e não-OGM. Também foram abordadas as regras de certificação e acreditação.

A FoodChain ID é um Organismo de Certificação aprovado oficialmente pela RTRS e autorizado a fornecer treinamento para formação de auditores líderes RTRS.

A FoodChain ID é uma empresa consolidada em auditorias nos mais diferentes padrões de sustentabilidade, e realiza auditorias e certificações RTRS desde a criação da norma em 2011, certificando produtores individuais, grupos de produtores e empresas da cadeia de custódia da soja.

Isso confere expertise que a FoodChain ID tem o prazer de compartilhar, aumentando assim a formação de profissionais qualificados para atendimento do mercado de certificações.

Na opinião da auditora Maria Coradini, foi importante participar desse treinamento da RTRS. “Aprender com quem possui mais experiência na implementação e/ou verificação do cumprimento dos requisitos do padrão facilita muito o aprendizado e absorção das informações. Além disso, conviver com pessoas que trabalham na área da soja torna as discussões muito mais enriquecedoras com exemplos práticos e a vivência delas nesta área”, afirmou.

O que é a Certificação RTRS?

Associação Internacional de Soja Responsável – RTRS, fundada em 2006, é uma iniciativa internacional na qual produtores, comerciantes e processadores de soja trabalham em conjunto com bancos e organizações sociais para assegurar o cultivo de soja sustentável em todo o mundo e a responsabilidade social do setor.

A Certificação RTRS garante que a soja – na forma de matéria-prima ou derivados – seja originária de um processo ambientalmente correto, socialmente adequado e economicamente viável. Desta forma, a certificação traz evidências de que os produtos são derivados de uma gestão responsável da produção da soja.

A certificação, que tem validade de 5 anos, envolve critérios como o cumprimento de boas práticas empresariais, respeito às leis ambientais e trabalhistas, além de relações com a comunidade onde a produção está inserida e boas práticas agrícolas.

O processo de avaliação dos requisitos da norma ocorre de forma gradual durante os primeiros anos da certificação, através da abordagem de nível de entrada progressiva, permitida pela RTRS.

2018 foi mais um ano de crescimento e evolução para a RTRS. Foram vendidos 2,8 milhões de toneladas de soja certificada no ano passado, um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

A venda de mais de 316.000 toneladas de soja certificada RTRS, 278% mais que em 2017 e 25 novos compradores de soja certificada pela RTRS contribuíram para esse número.

Treinamento RTRS na FoodChain ID - ainda em treinamento

A RTRS continua trabalhando em estreita colaboração com os produtores e, por meio de inovações e novas parcerias e programas, aumentou o volume de soja responsável no mercado e garantiu uma oferta confiável e de longo prazo.

Várias marcas consagradas – incluindo a Unilever, Arla e Bayer – e marcas novas, como a Lidl, Mars, Sligro e Ikea, demonstraram seu compromisso de longo prazo com a RTRS – e esse trabalho vai continuar.

Essas marcas internacionais veem na RTRS um padrão robusto, holístico e sustentável para a soja e, mais especificamente, um padrão que garante zero desmatamento e zero conversão.

A RTRS começa 2019 como um ator fundamental e está pronta para encarar o desafio e introduzir mudanças globais em um dos mercados mais importantes do mundo.

O suprimento de soja RTRS passou a ser consistente e capaz de atender aos mercados mais exigentes. Sua capacidade de tornar-se a principal fornecedora do setor de soja responsável será uma das chaves para deslanchar o pleno potencial da RTRS em 2019 – e além.

A meta da Associação Internacional da Soja Responsável é chegar a 2020 com 10 milhões de toneladas do grão certificado.

pessoas no treinamento da certificação rtrs na Foodchain id

Mantenha-se atualizado com nosso boletim informativo

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Artigos interessantes

Article
Product Certifications

Por Que Produtos Não-OGM São a Escolha do Futuro? 

Article
Product Certifications

Inovações no Mercado de Leites: Como Atender à Demanda por Produtos Conscientes 

Article
Product Certifications

Leites Plant-Based: Certificações que Ajudam Marcas a Conquistar Consumidores 

Article
Food Safety

GMP+ FSA: O Padrão Global para a Segurança na Produção de Rações

Article
Product Certifications

Certificação Gluten-Free: Garantindo Produtos Seguros para Todos 

Article
Product Certifications

Certificação ProTerra: Garantia de Sustentabilidade e Responsabilidade Social